Tecnologia

Review: ASUS Strix G531G

A ASUS tem um ampla gama de notebooks para jogos – isto é, ao menos em países mais desenvolvidos, locais em que o preço mais justo de produtos tech é algo que ajuda muito na hora da compra.

Já aqui no Brasil, as empresas também trazem notebooks de última geração, mas eles vendem pouco, justamente por causa do preço muito elevado. Por isso, encontramos mais facilmente modelos intermediários que, embora ainda caros por aqui, tornam possível organizar o orçamento para a compra de um computador de alto desempenho, mesmo que não seja topo de linha.

E é justamente um desses notebooks que vou apresentar no review de hoje.

Trata-se do ASUS ROG Strix G531G. É importante guardar esse nome pois, se pesquisar na internet, você verá que existem modelos de Strix 531 com outras letras. Portanto, fique atento se for comparar.

(A sigla ROG, diga-se de passagem, significa Republic Of Gamers e foi patenteada pela ASUS, sendo uma linha voltada diretamente para o público jogador)

Acompanhe o review para saber se esse notebook vai atender suas necessidades e seu bolso.

Desempenho técnico

asus-strix-g531g

René Ribeiro

Vamos logo ao que interessa, porque a primeira coisa que é preciso saber sobre um notebook para jogos é se ele é rápido e suporta os gráficos sofisticados dos jogos atuais.

O processador do Strix é um intel Core i7-9750H, de 9ª geração. A memória RAM total é de 16 GB, composta por dois pentes de 8 GB cada, padrão DDR4. O processador gráfico (GPU) é uma Nvidia GeForce GTX 1650 com 4 GB de RAM padrão DDR5.

Passando por toda essa parte técnica, vamos traduzir o que esses componentes nos oferecem na prática. A CPU Intel tem 6 núcleos que executam duas tarefas por vez – com um pequeno atraso de uma em relação a outra, ao bem da verdade. Mas não é uma perda significativa).

Na prática, ela executa 12 tarefas a cada ciclo de clock, que é 2,6 GHz na frequência mínima (para economizar bateria) e 4,5 GHz na frequência máxima, quando trabalha a todo vapor. Então o resumo é que é um processador de notebooks de alto desempenho.

Essa CPU, trabalhando em conjunto com 16 GB de memória RAM que funcionam em uma frequência alta (1.333 MHz cada pente), já garante um alto desempenho para jogos e qualquer outra aplicação.

E o GPU? Bom, a GeForce GTX 1650 não é exatamente a última novidade da Nvidia, mas é uma placa que oferece ótimo desempenho a um preço que não custa os olhos da cara.

(Vale citar que GPUs são componentes bem caros, portanto, considero a GTX 1650 um bom custo e benefício)

Enfim, esse trio – CPU, memória RAM e GPU – fazem um ótimo trabalho no ASUS Strix G531G. Pude jogar Shadow of the Tomb Raider com gráficos bem definidos, com recursos de antisserrilhamento (que tiram imperfeições da bordas de objetos e personagens) no máximo, sem perder desempenho no jogo e com todas as cenas fluindo liso, sem engasgos.

asus-strix-g531g

René Ribeiro

O mesmo ocorreu com Wolfenstein II: The New Colossus, jogando nas configurações gráficas no nível Alto, apenas uma abaixo da Ultra, e a experiência de jogo foi ótima, com efeitos de reflexos, sombras, luzes, partículas voando, sempre mantendo o desempenho mesmo nas cenas mais movimentadas.

E é isso que garante uma ótima experiência nos jogos: ótimo visual mais a jogabilidade fluida.

Há jogos como Battlefield V e mesmo Shadow of the Tomb Raider, que não podem usar todos os seus recursos visuais no notebook por precisar de GPUs da família RTX, mas o importante, de qualquer forma, é que o G531G oferece uma ótima experiência de imersão em jogos.

O áudio também é muito bom, trazendo um som alto e muito nítido. Junto a isso temos o software Sonic Studio 3, da própria ASUS, que ajuda a equalizar, aumentar graves e inserir efeitos de ambientes. Além disso, é possível personalizar o áudio para cada jogo.

Vale dizer o mesmo de outras aplicações: Photoshop e edição de vídeo foram trabalhos bem tranquilos para o Strix G531G. Editei um vídeo de 10 minutos de duração, na resolução full HD (1920 x 1080) a 60 frames por segundo (fps). A renderização, processo final da edição que deixa o vídeo pronto para ser publicado, levou apenas 12 minutos para ficar pronta. É um tempo ótimo considerando que é uma tarefa que toma mais de 90% do tempo do processador e também da GPU.

Armazenamento

Outro item que ajuda bastante o notebook é o SSD, que já vem com um Windows 10 Home instalado.

asus-strix-g531g

René Ribeiro

O SSD, da marca Intel, usa conector M.2, interface NVMe e tem 521 GB de capacidade. Para manter o foco no review do notebook em si, não vou me alongar nesses termos e recomendo a quem estiver interessado a dar uma olhada nesse review de SSD, mas o importante a saber é que o SSD que a ASUS instalou nesse notebook usa as últimas tecnologias de armazenamento que tornam a transferência de dados muito rápida.

Para se ter uma ideia, um HD tradicional chega a transferir dados em uma velocidade de 95 a 200 MB/s. Um SSD tipo SATA 3 chega a transferir dados a 550 MB/s. Já o SSD do Strix G531G chega a impressionantes 1.700 MB/s.

É algo realmente muito rápido. Ao ligar o notebook, o Windows fica pronto em 21 segundos, e a carga de aplicativos e jogos foi muita veloz. Foi muito bom trabalhar e jogar nesse notebook com baixo tempo de espera para carregar programas e executar tarefas.

Enfim, o desempenho geral do Strix G531G é ótimo tanto para o entretenimento, quanto para trabalhar.

Tela

Claro que o display de um notebook para jogos tem um grande peso na avaliação final dos testes. A tela do G531G é do tipo IPS, com resolução full HD e tem 15,6 polegadas de tamanho. Mas o item mais importante aqui é dizer que a tela trabalha em 120 Hz. A tecnologia IPS já é bem consolidada e, apesar de simples, é ótima para emitir as imagens com precisão de cores, brilho e contraste.

asus-strix-g531g

René Ribeiro

Já a taxa de atualização de 120 Hz é um recurso importante tanto para assistir vídeos quanto para jogar. Para simplificar, esta éa a velocidade de varredura da tela, que ajuda a formar as imagens mais rapidamente e elimina os efeitos de “quebra” de personagens ou objetos quando se movem muito rápido no jogo.

A maioria dos notebooks comuns usam tela com 60 Hz de taxa de atualização. Ainda há telas de outros notebooks que trabalham a 144 Hz, mas o G531G consegue fazer bonito com 120 Hz.

Por tabela, está aí outro elemento que eleva a experiência nos jogos. E o ASUS G531G não decepcionou na tela. As cores são vivas e o brilho e contraste equilibrados. Vale dizer que outro ponto positivo é ter tratamento antirreflexo. Isso faz com que a tela não emita brilho por meio de luz ambiente. É ótimo para dar conforto ao ler, trabalhar ou jogar.

Design e acabamento

As dimensões desse laptop são de 36 cm X 27,5 cm X 2,6 cm (quando fechado) e tem peso de 2,4 quilos. O formato não é comum na profundidade onde, geralmente, os notebooks usam profundidade de 24 ou 25 cm. Portanto, para colocar em um capa de neoprene ou mesmo em uma mochila, fica um pouco apertado.

asus-strix-g531g

René Ribeiro

A razão disso é que a parte de trás é um pouco alongada, com pequenos furos nos quais entram o ar sugado pelos ventiladores de resfriamento. É um projeto interessante, pois além de puxar ar por baixo, também usa o fluxo dessa parte traseira para resfriar os componentes internos. E funcionou, pois durante os testes nos jogos não senti meu pulso esquentar e nem qualquer parte do teclado.

O que me incomodou nisso foi o barulho que as ventoinhas fazem. Na rotação máxima, em que ficam em todos os jogos sofisticados, o ruído é alto.

Não é o mais leve dos notebooks para jogos, mas compensa na robustez. Até mesmo as dobradiças da tela são bem grandes e grossas e oferecem uma ótima resistência. O corpo do notebook é uma mistura de plástico e alumínio internamente. O plástico é texturizado, o que foi uma escolha muito boa em lugar de acabamento liso, pois não fixa impressões digitais.

Teclado e iluminação extra

O teclado do Strix G531G é bem comum, provável que seja de membrana em vez de mecânico. Ainda assim, durante o uso, percebe-se que ele tem uma resposta tátil ótima, oferecendo conforto ao digitar.

asus-strix-g531g

René Ribeiro

Além disso, o teclado é silencioso o suficiente para não irritar durante longas digitações. O que me incomodou foram as teclas de direção (também conhecidas como setas), que achei pequenas e mal posicionadas, não ficando alinhadas com as teclas da fileira de baixo.

A parte boa, pelo menos, é que elas são pouco utilizadas em jogos.

Na parte de cima ainda há uma fileira extra com teclas de atalho para volume, ligar ou desligar microfone, alternar entre os modos de desempenho e acionar o software Armoury Crate.

Esse software é a central de configurações do G531G. Com ele é possível ajustar a velocidade das duas ventoinhas, de acordo com a frequência de trabalho do processador; também ajustar os 4 níveis de brilho das teclas, além do tipo de iluminação, que são várias: uma cor fixa (RGB, portanto, 16 milhões de tonalidades), arco-íris, seguindo ritmo de música, estroboscópico e até mesmo acender em três tons, de acordo com a temperatura do processador.

Ainda há o controle da iluminação de uma barra de LEDs localizada em volta das laterais do notebook. Ela pode ser desligada também, dependendo do gosto do usuário.

asus-strix-g531g

René Ribeiro

Já o touchpad não tem grandes destaques: ele funciona como deveria e tem boa resposta, sendo preciso e com duas teclas – de ação principal e a de contexto – resistentes e que usam textura diferente, facilitando o uso.

Conectividade

Quanto às portas, o conector de carregamento, a saída de vídeo HDMI e rede Ethernet estão na parte traseira. E as outras estão na lateral esquerda: três USB-s 3.0 e um plugue P2 para áudio. Mas é só isso.

asus-strix-g531g

René Ribeiro

Não há um conector para USB-C, por exemplo, ou entrada para cartão SD. Outro detalhe: as portas USB 3.0 ficam uma do lado da outra, o que pode impedir a conexão de três dispositivos ao mesmo tempo.

Durante os testes, por exemplo, usei um mouse para jogar e um fone de ouvidos da HyperX que precisa da USB para obter funções extras. Na hora de usar a terceira porta, não consegui inserir um pendrive que era um pouco mais largo do que o normal, e precisei retirar o fone para ter espaço para o dispositivo.

Duração de bateria

Essa sessão é muito simples: Notebooks para jogos não trazem uma boa duração de bateria. Ponto.

É preciso muito espaço para colocar mais células de bateria, e espaço dentro de notebooks gamers é um item ainda muito complexo de se conseguir. O G531G usa uma bateria de 48 Wh – bem comum, portanto, e para um notebook com processador de alto desempenho, não se pode esperar muita autonomia.

Se você usar jogos na bateria, a duração não chega a 1 hora. Para uso comum, com softwares de escritório, navegação na web, assistir a filmes, sem abusar mais, consegui chegar há 3 horas e 50 minutos de uso.

Conclusão

O que me agradou muito no ASUS Strix G531G é poder jogar decentemente jogos mais novos, mesmo que alguns não possam usar recursos como o Ray Tracing, que coloca efeitos de reflexo em vidros, água, metais brilhantes, característico apenas das GPUs mais novas da Nvidia. Mas o desempenho e experiência nos jogos são ótimos.

Além disso, o teclado é confortável e resistente para suportar o baque das partidas mais tensas. A tela é outro ponto positivo, com alta taxa de atualização (120 Hz) e painel bem definido para os jogos. Ele tem um ótimo sistema de refrigeração, mesmo jogando durante várias horas, o teclado não esquentou e nem a base em que se apoia os pulsos.

Só ficou devendo mesmo mais conexões, como leitor de cartões de memória e uma USB-C. A duração de bateria é de 4 horas em uso bem leve, como acessar emails, programas de escritório, navegar na web e assistir vídeos. O preço médio encontrado em sites de comércio eletrônico, até a data de publicação deste review, foi de R$ 7.200.

Realmente, o preço é algo negativo, mas, como eu disse no primeiro parágrafo, é bem difícil encontrar um produto de alta tecnologia no Brasil por um preço acessível. A parte boa é saber que é um notebook com ótimo desempenho e robusto.

Fonte: https://www.theenemy.com.br/pc/criticas/review-asus-strix-g531g

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *